A importância de uma linha de comunicação ativa com os clientes

A comunicação com os clientes é o principal ponto no relacionamento entre empresas e consumidores. Isso porque é preciso ficar de olho no que eles têm a dizer sobre o produto ou serviço prestado pela sua empresa.

Pensar em estratégias e melhorias para concretizar ainda mais esta relação é um grande desafio, mas é algo muito valioso. Diante disso, o que é mais importante? Buscar novos clientes ou fidelizar os que já são consumidores dos seus serviços/produtos? É o que discutiremos a seguir. Confira!

Fidelização

A fidelização dos clientes que a empresa já possui é muito mais vantajosa do que buscar novos. Encontrar novos clientes é sim uma boa proposta, e não estamos dizendo que você não deve fazer isso.

Mas é importante ter consciência de que trabalhar para garantir a fidelidade daqueles que já consomem da sua empresa é muito mais vantajoso porque eles já conhecem os seus serviços e estão mais propícios a continuarem consumindo.

Todo cliente fica satisfeito com produtos de qualidade e com atendimento eficaz. O respeito é a regra principal para garantir uma boa relação, então não permita que seus colaboradores não sigam essa regra.

Depois de levar um produto de qualidade e de ser bem tratado, as chances deste cliente voltar a fazer negócio com você são bem maiores. No caso de novos clientes você precisará atravessar esta etapa entre o desconhecimento do produto com a experiência.

Experiência

E por falar em experiência, mantenha o seu foco em garantir que o cliente viva uma experiência única com aquilo que você vende. Mas como fazer isso?

Invista em todos os setores, desde o produto até o atendimento. Pense em quais estratégias combinam com a sua área de atuação e perceba como você pode trazer um diferencial para os clientes.

Observe também quais ações são tomadas pela concorrência. Mas cuidado para não copiar, pois isso não é bem visto nem pelo mercado e nem pela clientela. Use como fonte de inspiração e tente fazer melhor.

Oferta de valor

O valor agregado ao produto também é muito importante para garantir que este cliente se mantenha com você. Ofereça produtos de qualidade e com um valor a mais na entrega.

Para pensar melhor nesta estratégia você deve tentar entender quais são as expectativas do cliente e ver o que você pode fazer para correspondê-las. Tudo isso envolve uma comunicação simples e direta, sem exageros e linguagem difícil.

A importância do feedback

O bom e velho feedback é outro ponto-chave para garantir a satisfação e manter uma comunicação ativa com o cliente. O feedback representa nada mais que ouvir o que ele tem a dizer.

Deixe um espaço para que eles possam dar respostas sobre os produtos e serviços que você oferece. E não critique ou julgue! Deixe-os livres para reclamar, se for necessário.

Depois é só avaliar estes comentários e evitar que aconteçam nas próximas compras. E não esqueça de que tudo está relacionado a uma boa comunicação! Sendo assim, responda de maneira educada cada um destes comentários e mostre que se importa.

Pós-venda

O pós-venda é a parte em que a empresa entra em contato com o cliente para saber como está indo sua experiência com o produto ou serviço. Assim, é muito importante manter esta comunicação direta para entender o que ele tem a dizer.

Se as informações forem positivas, ótimo! Se forem negativas, pense em como você pode melhorar a falha e deixe claro para o cliente que você vai trabalhar nisso.

Comunicação online

A comunicação por meio das redes sociais é um fundamental para se manter em contato com o cliente de maneira eficaz. Use as redes para agregar valor ao seu produto e a sua marca!

Produza conteúdos de qualidade e construa autoridade no assunto. Mostre que você sabe do que está falando e que tem a melhor equipe!

O e-mail marketing também é uma forma de alimentar os clientes com estes conteúdos e de fazer um convite para que eles se aprofundem no assunto visitando o seu blog.

Além disso, esta é uma ótima oportunidade para mostrar as ofertas que estão disponíveis na sua empresa e fazer com que eles nunca percam as promoções.

Conheça a UNAV! 

Esperamos que as dicas aqui facilitem suas vendas! Caso não nos conheça ainda, nós somos a UNAV! Atuamos desde 2015 no cenário turístico e nossa missão é desenvolver empresários do agenciamento de viagens e proporcionar melhores oportunidades de negócios por meio de fornecedores parceiros. Entre em contato e saiba mais sobre como é ser um UNAVER! 

Deixe sua mensagem