Você sabia que comunicação não verbal te ajuda a vender?
A comunicação não verbal, que inclui linguagem corporal e expressões faciais, é uma poderosa ferramenta para auxiliar nas vendas.
Calma. Vou explicar. É bem simples.
Você vai se divertir ao mesmo tempo em que vai desenvolver suas habilidades de vendas e seus clientes gostarão mais de interagir com você, pois você os entende e fala o idioma deles. Isso não só melhora a experiência deles, como também aumenta a fidelidade deles com sua agência.
Imagine que você está atendendo um cliente e faz uma pergunta simples para ele: “Como foi sua última viagem?”. Observe para onde ele olha quando tenta se lembrar.
– Se ele olha para cima, isso indica que ele é uma pessoa visual. Nesse caso, a melhor forma de se comunicar com ele é usando imagens. Mostre fotos e folhetos do destino e fale sobre a beleza do lugar enquanto ao mesmo tempo vai dizendo o que o pacote inclui. Exemplo: você ficará nessa linda praia por 7 noites no belo hotel X. Mas mostre mais imagens e vídeos e fale menos.
– Se ele olha para os lados, isso indica que ele é uma pessoa auditiva. Nesse caso você deve falar sobre o som das ondas do mar, a música do bar da piscina e do silêncio do quarto do hotel. Exemplo: quando você quiser agito, animação, música, dançar, você vai no resort vizinho; quando você quiser descansar, relaxar, ouvir o barulho do mar, você volta para o seu resort, que por ser de categoria superior, permite visitar o outro sem custo adicional.
– Se ele olhar para baixo, isso indica que ele é uma pessoa sinestésica. Nesse caso você falará sobre a sensação de pisar na areia, o conforto do colchão, o aroma e o sabor da comida. Para quem não sabe, a pessoa sinestésica mistura sensações dos diferentes sentidos, visão, olfato, audição, paladar e tato. Por exemplo, uma pessoa sinestésica pode ver cores para determinadas palavras, ouvir sons e sentir cheiros para cada frase. Exemplo: será uma semana ouvindo o som relaxante das ondas, sentindo o aroma do mar, a brisa suave no rosto e vendo as cores do pôr do sol.
Mesmo no WhatsApp, onde as pistas visuais não estão disponíveis, perguntas adicionais, como o que mais te agradou na viagem, podem ajudar a identificar as preferências do cliente. Pratique com a família e observe as reações. Com o tempo, você será capaz de ajustar sua abordagem automaticamente, tornando suas interações mais eficazes e satisfatórias.
A comunicação não verbal é sua aliada para criar experiências de venda mais envolventes e personalizadas. Use esse poder para se conectar melhor com seus clientes e veja suas vendas decolarem.
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