Muitas coisas mudam com o decorrer do tempo: hoje passa-se muito mais tempo na frente dos computadores e celulares, mas há 20 anos, quem dominava este setor era a televisão! Entre tantas mudanças que acontecem, uma delas é a maneira como nós viajamos e como o viajante se comporta!
Os interesses mudam e todo o perfil das pessoas também. Assim como no mundo do marketing, o perfil de pessoas que escolhem sair de sua cidade para explorar o mundo atualmente são chamados de viajantes 4.0.
Eles possuem este nome devido ao padrão que procuram ao viajar. Para você entender mais sobre o que esta nova geração de viajantes espera, explicaremos a seguir.
Mundo conectado
É inegável o impacto da internet no cenário atual, e, com a facilidade dos dispositivos móveis, pesquisar sobre o destino antes de viajar fica ainda mais fácil.
E este é um dos grandes diferenciais do viajante 4.0: ele é ultraconectado. Pesquisa muito sobre seu destino e o tanto de coisas que há para se fazer por lá.
Ele é super informado e bem antenado, e, é claro, procura algum lugar onde ele possa relaxar, ao mesmo tempo que, ainda assim, possa postar suas fotos e conversar com seus amigos sobre o destino que explora.
Esse comportamento super conectado e informativo nos leva ao nosso próximo tópico.
Responsabilidade ambiental
Os viajantes 4.0, acima de tudo, se preocupam com o meio ambiente. Não utilizam sacolas plásticas, consomem menos e preferem marcas menores e mais éticas.
Por serem muito informados, eles pesquisam – de maneira investigativa – todo o histórico de alguma marca: reputação, credibilidade e postura. Quando percebem que há alguma coisa de errado com a marca, eles deixam de consumir da empresa e realizam um certo boicote dentro de seu meio social.
Justamente por buscarem ser responsáveis, os destinos que eles pesquisam costumam ser diferentes.
Destinos ‘exóticos’
Por se preocuparem muito com o meio ambiente, os viajantes 4.0 sabem dos impactos negativos que o turismo excessivo pode causar para algum lugar, por isso, ao escolher destinos novos – e a grande maioria prefere sempre conhecer uma nova região -, o destino optado costuma ser mais diferente das rotas comuns.
Países asiáticos, como Vietnã, Tailândia e Indonésia se popularizam cada vez mais, bem como países africanos, como África do Sul, Senegal e Marrocos, ganham cada vez mais notoriedade nas rotas turísticas.
Além disso, estes turistas buscam lugares que possuem fortes laços com a cultura local, com uma culinária típica e tradições únicas.
Esta característica nos leva ao nosso último tópico.
Experiências exclusivas
Sabe aqueles roteiros já muito batidos nos mesmos destinos? Empire State e Estátua da Liberdade em Nova Iorque, Torre Eiffel e Museu do Louvre em Paris… O novo perfil de turista já não está mais interessado nisso.
Quer dizer, ele pode até se interessar por isso, mas o grande foco será explorar algo de novo e incomum nestes lugares.
Em outras palavras, eles querem um roteiro próprio, pensado para eles, que visite sim os lugares mais turísticos, mas que os dê a liberdade para ver o que mais há para se fazer na cidade que talvez não seja tão comum assim.
Já entendeu mais sobre o novo viajante?
No fim das contas, ele não é nenhum bicho de sete cabeças, basta conhecê-lo a fundo para entender como satisfazê-lo da melhor maneira possível!
A UNAV conta com toda uma rede de apoio para você entender melhor sobre os novos consumidores. Entre em contato conosco e saiba como podemos te auxiliar.