O mundo está em constante mudança e as necessidades dos consumidores incentivam o mercado a se adaptar às novidades que estão chegando. Adaptar-se e ser aberto às novidades sempre deve ser uma característica forte de quem precisa trabalhar diretamente com o público, seja para vender algum serviço ou produto. No entanto, manter contato com o público, assim como manter a carteira clientes, não é uma tarefa fácil. É preciso conhecer bem o seu público-alvo para que a comunicação entre você e ele seja, de fato, efetiva, trazendo o retorno esperado.
Mas, não só manter como conquistar novos consumidores exige muito do profissional. Diversificar a carteira de clientes pode se tornar uma das tarefas mais complicadas para um agente de viagens, principalmente quando não se tem o domínio sob o seu público. Então, se você quer aumentar sua carteira de clientes, diversificá-la e tornar-se um bom agente de viagens, se liga nas dicas que a UNAV preparou para você!
O que é uma carteira de clientes?
Uma carteira de clientes funciona como se fosse um portfólio da sua empresa. Isto é, um conjunto de pessoas que têm interesse no seu serviço e/ou produto e que já estabeleceu algum tipo de contato. Com isso, captou-se dados e informações desses consumidores com o objetivo de fechar negócio sempre que possível. Dessa maneira, cria-se um relacionamento entre potenciais clientes e empresa.
Como posso aumentar minha carteira de clientes?
Antes de mais nada é preciso compreender que o cliente, neste caso, é o centro de todas as propostas e decisões por parte da empresa. Afinal, para aumentar esse portfólio de clientes é preciso que você os conheça bem para expandir da maneira certa, de uma forma que o contato direto com essa pessoa seja efetivo, trazendo resultados para sua empresa. Mas, como fazer isso? Como estabelecer contato para aumentar a carteira de clientes? Veja algumas dicas:
1. Pesquise seu mercado
A primeira dica é: pesquise o seu mercado. Veja quais são os destinos mais procurados, qual é o seu tipo de cliente, as dores deles e tente saná-las. O cliente vendo que você se importa com a viagem, com o seu sonho, torna todo o processo de vendas muito melhor e mais simples. Além disso, quando há essa pesquisa é muito mais fácil para você, como profissional, se comportar.
2. Use a internet a seu favor
Em segundo lugar, use a internet a seu favor. A internet pode ser favorável ao seu negócio, pois há infinitas possibilidades de atingir diferentes tipos de pessoas, para que você aumente seu leque de vendas e, consequentemente, sua carteira de clientes. E para se conectar com essas pessoas é preciso conhecer seus desejos e suas dores, assim, você saberá como abordar.
3. Treine sua equipe
Explique e mostre a importância de um bom atendimento, pois isso gera uma sequência de indicações que é próspera para o seu negócio. Para gerar interesse e incentivar a produtividade, crie uma forma de pontos para que eles sejam premiados de acordo com sua produção. Assim a empresa e seus colaboradores saem ganhando e, além disso, cria-se um elo maior entre empresa e funcionário.
4. Foque no seu diferencial
Por fim, foque no seu diferencial. Tente enxergar o cliente muito além do que ele mostra. Um bom atendimento sempre é um diferencial, por isso, seja atencioso com quem busca seu serviço. Explore bem esses diferenciais, pois as pessoas veem e reconhecem isso, podendo gerar até mesmo uma indicação do seu serviço.
Vender viagens é vender sonhos. Agenciar um sonho é incrível, por isso, como agente de viagens, procure sempre entender as necessidades do seu público-alvo, de forma humana e sensível, para, assim, aumentar sua carteira de clientes.