5 grandes tendências em viagens corporativas

As viagens de negócios também seguem uma trajetória de transformação no audacioso mundo corporativo. Para ajudar você nessa tarefa, nós vamos explorar 5 grandes tendências das viagens corporativas que podem moldar o cenário do turismo atualmente. 

Desde mudanças na forma de trabalhar até o impacto da tecnologia e da sustentabilidade, estas tendências oferecem insights realistas para a sua agência de viagens.

Portanto, se você deseja se manter atualizado e mais preparado para o futuro das viagens de negócios, siga a sua leitura!

1 – Modelo presencial de trabalho: o passado no presente

Após um período marcado por mudanças abruptas na dinâmica de trabalho devido à pandemia, observamos que as tendências em viagens corporativas não seguiram exatamente o curso esperado. 

Embora seja visto uma rápida adaptação a formatos remotos e híbridos de trabalho, o modelo presencial voltou a ser predominante em muitos casos. Ainda que haja a coexistência do formato híbrido.

Embora as reduções nas viagens corporativas em alguns cenários pós-pandemia foram sugeridos, ocorreu um aumento importante no número de viagens corporativas no Brasil. 

As empresas estão demonstrando uma maior flexibilidade ao autorizar e até incentivar viagens híbridas (blended travel/bleisure) e a adoção do modelo de escritório de qualquer lugar (anywhere office), embora seu uso por parte dos viajantes ainda seja moderado.

2 – Mais autonomia para o viajante

As políticas de viagens corporativas evoluíram para conceder mais autonomia aos viajantes em comparação com o período pré-pandemia. 

Então, há uma maior flexibilidade que leva em consideração as preferências individuais de cada viajante. No entanto, embora os viajantes tenham mais poder de influência na escolha de fornecedores com base em conveniência, conforto e praticidade, esse poder ainda é moderado.

No Brasil, muitos viajantes corporativos têm a liberdade de escolher seus próprios fornecedores de viagens, embora às vezes haja restrições orçamentárias. 

Porém, o processo de pagamento e prestação de contas ainda não acompanhou totalmente essa evolução. 

A solicitação de reembolso muitas vezes permanece pouco digitalizada e com baixa praticidade e liberdade para o viajante, apesar do aumento das soluções inteligentes disponíveis no mercado.

3 – ESG conceitual

Algumas empresas estão começando a considerar a cadeia completa de fornecedores e a dar preferência àqueles que demonstram compromisso com a sustentabilidade. Porém, essa prática ainda não é predominante. 

Os viajantes corporativos estão cada vez mais conscientes do consumo local e da importância da sustentabilidade. Isso transforma essa preocupação em um comportamento conceitual adotado por uma minoria inicial, de acordo com a Lei da Difusão da Inovação.

4. A tecnologia a favor do usuário

As ferramentas tecnológicas mais comuns em viagens corporativas são aquelas já amplamente utilizadas no dia a dia, como Google, aplicativos das agências de viagens online (OTAs), ferramentas corporativas específicas e o WhatsApp. 

Embora a biometria, o reconhecimento facial, os assistentes de voz e a inteligência artificial sejam tendências promissoras, na prática, ainda são vistas como tecnologias do futuro.

A implementação em larga escala dessas tecnologias depende da capacidade delas em facilitar efetivamente a jornada do cliente, proporcionando uma experiência sem atritos.

5. Reuniões no futuro

Os viajantes corporativos brasileiros têm uma preferência marcante pelo contato presencial

Embora breves reuniões possam continuar sendo realizadas de forma remota, o encontro face a face continua sendo altamente valorizado.

Eventos presenciais são considerados essenciais. E as viagens de negócios são fundamentais para manter relacionamentos saudáveis e impulsionar os negócios.

Uma mudança significativa observada é o aumento do planejamento e das atividades realizadas durante as viagens, visando potencializar seus resultados. 

Apesar disso, as viagens corporativas já retornaram aos níveis pré-pandêmicos, embora as empresas estejam mais criteriosas no processo de autorização e os orçamentos para esse fim ainda estejam reduzidos.

Prepare-se para o futuro com a UNAV

À medida que as viagens corporativas continuam a evoluir, é crucial estar atento às tendências emergentes e adaptar-se às mudanças do cenário.

Se a sua empresa busca uma gestão eficaz das viagens corporativas em meio a essas transformações, considere ser um UNAVer

Nossa rede de associados está preparada para oferecer soluções personalizadas que atendam às necessidades específicas da sua empresa e dos seus viajantes corporativos. Não perca tempo, o futuro das viagens corporativas está esperando por você!

Deixe sua mensagem